Corantes artificiais
Renata Bravo
Corantes são substâncias que ao serem aplicadas em solução a um material se fixam conferindo cor. São muito usados na indústria têxtil, de artefatos de couro, papéis, alimentos, cosméticos, tintas e plásticos. A obtenção dos corantes, pode ser feita a partir de compostos orgânicos simples, como o benzeno. E a partir desse composto são feitas várias reações, que também irão envolver técnicas de purificação a fim de se obter o produto desejado no maior nível de pureza e com o maior rendimento possível.
Ao corantes absorvem energia de comprimentos de onda na faixa do visível ( de 400 a 800 nm). Nessa região ocorrem transições de baixa energia o que permite que substâncias com um grande número de conjugações ( isto é, uma grande deslocalização de elétrons) possuam cor.
Dentre os principais tipos de corantes utilizados: Corantes azo;
Corantes VAT;
Corantes diretos;
Corantes dispersos;
São compostos coloridos, insolúveis em água, que são sintetizados sobre a fibra durante o processo de tingimento. São usados para colorir fibras naturais e sintéticas, alimentos, doces, cosméticos e bebidas.
É um dos principais corantes utilizados devido ao baixo custo e por ele ser formado diretamente no tecido, o que aumenta a sua aderência.
Os azo-compostos referem-se a compostos químicos que carregam o grupo funcional R-N=N-R‘. O grupo N=N é chamado de azo.
A fabricação de corantes azo é chamado processo de diazotação em que uma amina aromática é transformada em um componente de diazônio, que por sua vez, reage com um componente de acoplamento, que pode ser de um fenol ou um naftol para formar o corante.
Mecanismo:
Exemplos:
2-naftol
Vermelho de monolite
Sal diazônico
1-naftol
Magneson II
Largamente utilizado em química como indicador de pH.
alaranjado de metila
Corantes VAT são essencialmente insolúveis em água e incapazes de