economia
Disserte sobre as vantagens econômicas de a sociedade possuir um sistema financeiro, destacando o seus efeitos sobre o cidadão comum.
R: A vantagem é ter uma política monetária, creditícia, cambial e fiscal, garantida e regulada por entidades financeiras, que possam oferecer fluxos monetários entre os que dispõem de recursos financeiros e os que deles necessitam, para a suas atividades de produção ou de consumo, propiciando assim, um desenvolvimento equilibrado do País.
2.
No sistema financeiro, explique como os bancos comerciais
“multiplicam” a moeda circulante, como ocorre uma crise bancária e como se desenvolve o mecanismo de contágio que desencadeia essas crises.
R: Quando o banco faz empréstimos sem lastro, através de créditos fracionários a seus clientes, multiplicando assim a moeda. A crise financeira ocorre, quando há corrida simultânea dos credores a agência bancárias e o banco não tem como arcar com os pagamentos a seus clientes. O contágio se desenvolve quando um banco quebra e naturalmente se começa a desconfiar de outros bancos.
3.
No sistema financeiro, explique a necessidade de um Banco Central e quais os principais instrumentos de política monetária que podem ser empregados por ele.
R: Aumentar a estabilidade financeira e controlar a oferta monetária, garantindo os empréstimos oferecidos pelos bancos comerciais a seus clientes, através da reserva compulsória. Os principais instrumentos de política monetária são: reserva compulsória; taxa de redesconto (selic); redução de lastro dos bancos comerciais; operação de open marketing (mercado aberto) - bolsa de valores.
4.
Sobre política monetária, explique como funciona o mecanismo que permite o Banco Central alterar a oferta monetária usando a “taxa de redesconto”. R: Aumentando a taxa de redesconto(selic), diminuindo assim, a oferta monetária dos bancos comerciais;
5.
Sobre política monetária, explique como funciona o mecanismo que permite o Banco Central alterar