Psicologia
Aconselhamento psicológico
Profª Lilian Couto
Curso de Psicologia
7º Semestre
Patricia Brum Machado – RA 3230532675
Rio Grande, 17 de março de 2014.
Fichamento do livro de Morato, H. “Aconselhamento psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial”.
O nome, a taxonomia e o campo do Aconselhamento psicológico.
Schmidt, 2009
Aconselhamento é o trabalho psicológico com início no século passado.
No aconselhamento – clientes menos perturbados, com problemas específicos, menos comprometidos em sua estrutura de personalidade.
Na psicoterapia – clientes mais perturbados, portadores de psicopatologias, mais comprometidos em sua estrutura de personalidade.
Aconselhamento psicológico caracterizado como prática educativa, preventiva, de apoio situacional, centralizado nos aspectos saudáveis, nas potencialidades e nas dimensões conscientes e mais “superficiais” requerendo tempo abreviado.
Psicoterapia – tratamento de problemas emocionais e patologias, de caráter remediativo ou reconstrutivo, focalizando o inconsciente e as dimensões mais profundas do indivíduo, demandando tempo prolongado.
Para Schmidt, a imagem do Aconselhamento Psicológico como prática a fornecer “solução de pequenos ou grandes desajustamentos de conduta” ou direções claras para decisões a serem tomadas pelo “paciente”, tem raízes em suas teorias e práticas iniciais.
Aconselhamento: Teoria traço e Fator - Abordagem Centrada na Pessoa
Para a Psicologia ou Pedagogia, aconselhamento é visto como auxílio ou orientação que um profissional presta ao paciente nas decisões que este deve tomar quanto a escolha de alguma profissão, cursos ou quanto a resolução de pequenos desajustamentos de conduta.
O presente texto trata da distinção entre aconselhamento e psicoterapia.
A abordagem psicoterapêutica surge com elementos chaves como autenticidade, condições subjetivas do