relatorio dureza rockwell
CIÊNCIAS E SELEÇÕES DOS MATERIAIS
PROFESSOR: LUCIANO ANDRADE
ENSAIO MECÂNICOS DE DUREZA PELO MÉTODO ROCKWELL
BETIM, 25 DE FEVEREIRO DE 2014.
SUMÁRIO
RESUMO............................................................. 3
SUMÁRIO 2
OBJETIVOS 3
INTRODUÇÃO 4
PROCEDIMENTOS 7
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
BIBLIOGRAFIA 12
RESUMO
O experimento, tem com objetivo o calculo da dureza de diversos materiais, desde aço até latão, e para isso, foi utilizado uma maquina de ensaio universal Wolpert.O ensaio apresentou uma maior precisão em relação aos outros ensaios.A escala Rockwell permite a realização de ensaios mais rápidos e menos sujeitos a erros do operador.
OBJETIVOS
Avaliar a dureza dos aços utilizados no experimento pelo método Rockwell, comparando as diferenças nas propriedades mecânicas dos materiais com composições diferentes, além de comparar as vantagens e desvantagens em relação aos outros ensaios já utilizados, os métodos Brinell e Vickers. Pretende-se abordar a escala de Dureza Rockwell, enfocando a importância confiabilidade dos resultados dessa medição de dureza e a sua rastreabilidade.
INTRODUÇÃO
O método foi idealizado em 1922, por Stanley P. Rockwell, como uma ferramenta para obter de forma rápida e mais precisa valores para o controle de dureza da fábrica de rolamentos onde trabalhava. O ensaio Rockwell, que leva o nome do seu criador, é hoje o processo mais utilizado no mundo inteiro, devido à rapidez e à facilidade de execução, isenção de erros humanos, facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e pequeno tamanho da impressão.
A rapidez do ensaio se torna-o propicio tanto para o uso em linhas de produção quanto para uso em laboratório.Dureza Rockwell normal: É utilizada uma pré-carga de 10kg, é aplicada ao controle