psicologia
A- Aspecto biológico: frente às modificações biológicas que caracterizam o processo puberal, o adolescente experimentará toda uma série de transformações psicológicas que se desencadearão na aquisição de sua identidade sexual. “A sexualidade é sobretudo um elemento estruturador da identidade do adolescente”(Osório,1989 p.16)
B-Aspecto psicológico: o processo puberal provocado pelas transformações biológicas assentadas nessa época, é caracterizada pela mudança de comportamento infantil para o adulto com algumas oscilações.
“As transformações biológicas que marcam a passagem da infância para a idade adulta, caracterizar-se-ia, no plano psicológico por uma reedição “eu – não eu”, que identifica os primórdios da individuação própria. Uma etapa evolutiva como cita Osório (1982),onde se cristaliza o processo de aquisição da individualidade assinalados com esforço pessoal para se diferenciar da matriz sócio- familiar criando seu próprio universo vivencial.
Podemos então dizer que o adolescente, é um ser em busca de um lugar como indivíduo no mundo, é um ávido buscador de novas identificações” Osório (1982,p.14).
De um modo sumário, neste momento específico do desenvolvimento a aquisição da identidade pessoal, ou seja, a consciência por parte do indivíduo de ser uma criatura separada e distinta das demais, algo fundamental (Osório,1982).
Alguns acontecimentos significativos demostram como o aspecto biológico acopla-se directamente ao aspecto psicológico através de mudanças significativas como descreve Osório.
1. Redefinição da imagem corporal em função da perda do corpo infantil;
2. Culminação do processo separação / individuação;
3. Elaboração de lutos referentes às perdas infantis;
4. Estabelecimento de escalas de valores por eles próprios;
5. Busca de identificação no grupo de iguais;
6. Estabelecimento de luta no relacionamento com a geração precedente;
7. Aceitação