psicologia
Fase anal: sua zona de erotização é o ânus.
Fase fálica: sua zona de erotização é o órgão sexual.
Em seguida vem o período de latência, que se prolonga ate a puberdade e se caracteriza por diminuição das atividades sexuais, isto é, há um intervalo na evolução da sexualidade.
Fase ganital: quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao individuo, o outro.
3- - Não existe natureza humana.
-Existe a condição humana.
-O homem é criado pelo homem.
-O homem concreto é objeto de estudo da Psicologia.
-Subjetividade social e subjetividade individual.
4-Sensório-motor (0 a 2 anos): percepção dos movimentos, todo o universo que a cerca. No final desse período, a criança é capaz de usar instrumentos como meio para atingir um objeto usando a inteligência prática ou sensório-motor, que envolve as percepções e os movimentos. Um bebê gradativamente vai se tornando mais organizado e suas atividades ficam menos aleatórios. Através de cada encontro com o ambiente, ele progride de um estágio de reflexo para o estágio do aprendizado via tentativo erro e solução de problemas simples.
Nesse período o desenvolvimento físico é o suporte para o aparecimento de novas habilidades.
Pré-operatório: (2 a 7 anos): o mais importante é o aparecimento da linguagem.
A interação e a comunicação com os indivíduos são as conseqüências mais evidentes da linguagem. O pensamento de uma criança, de acordo com os padrões de um adulto, é ilógico e totalmente concentrado em si próprio. Ela começa a usar símbolos para representar objetos, lugares e pessoas. Os símbolos, imagens que representam algum objeto ou pessoa, são sensações visuais, sonoros ou de toque invocadas internamente. Nas brincadeiras, uma