HISTÓRIA DAS MÁSCARAS
RESUMO
Apresentar um pouco da história das máscaras em comunidades diversas e em países diversos foi o objetivo principal do presente trabalho, para que isso fosse possível foi realizada uma pesquisa nos principais sites que abordam o assunto, posteriormente selecionados os materiais para leitura e finalmente a exposição das ideias com o devido embasamento teórico. Com a pesquisa pudemos constatar que a confecção e utilização de máscaras é uma arte muito antiga, no Egito e na Grécia, por exemplo, datam de 30.000 anos a.C., e ainda hoje é muito utilizada em diversos países com finalidades cada vez mais distintas, como no Teatro ,nos rituais indígenas, no Carnaval, nas festas folclóricas do Brasil, nos bailes, festas de casamento entre outros.
Palavras chave: Máscaras. História das Máscaras. Máscaras e Arte.
1 INTRODUÇÃO
Desde os povos primitivos, 30.000 anos antes de Cristo, as máscaras já eram confeccionadas e utilizadas em celebrações diversas destes povos. No Egito, na Grécia e também na China as máscaras já eram utilizadas, porém, em cada um destes países as máscaras eram utilizadas para uma finalidade diferente: Os Egípcios utilizavam na passagem para a vida eterna, colocando a máscara na face dos mortos; Na Grécia as máscaras eram utilizadas durante as cerimônias religiosas e na China eram utilizadas para afastar maus espíritos. (SITE:CARNAXE, 2011) .
FONTE: Wikpédia
Exemplos de máscaras mortuárias, feitas de cera ou de gesso, eram colocadas nas pessoas recém-falecidas (Egípcios). Com o passar do tempo as máscaras foram sendo inseridas em outros contextos, tais como: no teatro; no carnaval de Veneza; nos bailes de máscaras (“Ball Masquê”), entre outros.
2 DESENVOLVIMENTO
É em Veneza que as máscaras ganham um status social, que passa ser símbolo de elegância nos grandes bailes de máscaras, estas vão interferir até mesmo na economia local a qual faz da confecção e venda de máscaras sua principal