Psicologia
PAREDES SIMPLES E DUPLAS (Lei da massas): IMPORTANTE: Câmaras de ar de 15 à 20 mm em paredes duplas podem gerar perdas por transmissão da ordem de 6 dB acima das perdas por transmissão de uma parede única com as dimensões das duas somadas.
Desta forma reduz-se a transferência do processo vibratório por impacto no piso.
ESQUADRIA DE PVC COM VIDRO DUPLO
PISO FLUTUANTE – ISOLAMENTO ACÚSTICO Um problema na construção de edifícios que sempre requer novas soluções é o ruído provocado, na maioria das vezes, por impacto nos pisos, que se transmite pela laje para o ambiente no pavimento abaixo. Isso acontece porque a laje não tem um grande papel no isolamento de ruídos. Esse problema pode ser sanado com o piso flutuante, uma solução construtiva de baixo custo. O revestimento do piso ou piso flutuante tem com objetivo a melhoria do isolamento acústico de ruídos de impacto. Sobre a laje regularizada, aplica-se um revestimento (placas de isopor) de 20 mm de espessura, especialmente preparadas para este fim. Essas placas são depois cobertas com um filme leve de polietileno para em seguida colocar o contrapiso. Enfim, este último recebe o piso de acabamento. Mas é preciso ter cuidado para que o isopor torne o piso e contrapiso totalmente isolados da laje. Isso faz com que o ruído ou impacto que atinge o piso seja atenuado pelo EPS, não chegando a laje de modo audível no pavimento de baixo.
\esquema de camadas do piso acústico
"Nesta obra, a infraestrutura de lazer encontra-se na cobertura do edifício de 19 andares, foram então adotadas algumas medidas de isolamento acústico no piso, nas paredes e no forro para que o uso dos espaços de lazer não interferisse no conforto acústico dos moradores dos andares inferiores.
No piso, a laje do pavimento foi concretada com um rebaixo de 22 centímetros de altura para comportar todas as camadas do isolamento. Foram utilizados isoamortecedores Gerb,