psicologia
Como o ser humano é historicamente determinado pelas acontecências sociais, reflete essa premissa nas formas contínuas de aprendizagem; seja no campo social, familiar, profissional e interpessoal, carregando ao longo da vida não somente as suas experiências individuais, mas os reflexos arquétipos (simbólicos) de toda a trajetória da humanidade (inconsciente coletivo).
Como vimos na aula 4, as teorias da aprendizagem humana podem ser enquadradas em mecanicistas ou orgânicas, refletindo dessa maneira a própria evolução do pensamento humano.
A base que representa a infraestrutura dessas teorias é o pensamento. Nossas estruturas mentais são formadas em parte por elementos orgânicos e outra parte pela ação interacional. Nossa cognição participa ativamente na construção da Civilização e se aperfeiçoa de acordo com o caminhar de nosso calendário histórico.
Dessa maneira, as próprias formas de pensar pedem maior refinamento, profundidade e complexidade diante dos acontecimentos conjunturais.
Com isso a Teoria da Complexidade surge contribuindo, como bem foi focado no tópico 2, sobremaneira nas Ciências humanas, ressaltando a própria amplitude da dinamicidade cognitiva como fator preponderante para conseguir-se aprender. O aprendizado, assim, reflete-se historicamente. O pensar complexo gera um desdobramento da capacidade do intuir e do uso da razão, proporcionando grandes saltos nas formas de ensino e aprendizagem.
Vamos ver, no quadro a seguir, como se dá a correlação das teorias da aprendizagem com a teoria da complexidade.
Correlação - Aprendizagem e Complexidade
Teorias da aprendizagem
Mecânicas Orgânicas Complexa
Sistema de ensino fechado, modelagem predeterminada de conteúdos e programas. Previsibilidade e controle. Sistema de ensino aberto admite