psicologia
SUJEITO: Nº 27 TURNO: Terça Feira, noturno, segundo horário.
EXERCÍCIO: Nível Operante
INTRODUÇÃO
Segundo Moreira e Medeiros (2007, pág. 54) e Milleson (1967, pág. 79), nível operante é o nível prévio, que se tem antes de algum comportamento ser instalado e quando nenhum reforço está sendo liberado para determinadas respostas.
OBJETIVO
Observar quais reações o sujeito irá apresentar ao ser introduzido em um ambiente desconhecido.
PROCEDIMENTO
Ao chegarmos ao laboratório, colocamos o jaleco branco, e enquanto uma experimentadora buscou o rato no biotério a outra encheu a cuba d’água e colocou na caixa de Skinner. Em seguida, retiramos o sujeito da gaiola viveiro, no qual a privação já era de 36 horas, e o colocamos na caixa. Em seguida, iniciamos o experimento com duração de 10 minutos na qual observamos seu comportamento ao ser posto pela primeira vez na caixa. Após o término do experimento, recolocamos o sujeito em sua gaiola viveiro, e enquanto uma experimentadora levava o sujeito à outra higienizava a caixa de Skinner.
GRÁFICOS
Figura 1. Comportamento do sujeito experimental ao ser colocado na caixa de Skinner.
RESULTADOS
Conforme gráfico (fig. 1), nos mostra o comportamento mais emitido pelo sujeito foi o de “farejar” (77). “Erguer” vem em segundo (24). Logo após “andar” (21), posteriormente “parado” (20). O comportamento menos emitido pelo sujeito foi “pressão da barra” (5).
DISCUSSÃO
Baseando-se em Moreira e Milleson, podemos observar que o sujeito não adquiriu nenhum comportamento além daqueles inatos, por não ter sido liberado o reforço necessário para ele adquirir novos comportamentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
MOREIRA, Márcio Borges. Princípios básicos de análise do comportamento. Márcio Borges Moreira, Carlos Augusto de Medeiros. – Porto Alegre: Artmed, 2007. 224p.
MILLENSON, J.R. Princípios de analise