Rel de mecânica
As figuras auxiliam a compreensão do texto e facilitam a sua explicação, além de economizar espaço. São consideradas figuras, as ilustrações tais como: quadros, fotografias, gráficos, lâmina, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, mapas e outros. As figuras devem ser numeradas em algarismo arábicos, na forma seqüencial e iniciar com letra maiúscula. O título e as explicações devem ficar abaixo da ilustração, antecedido da palavra “Figura” em negrito, seguida pelo número correspondente.
Quando a figura for elaborada pelo autor se omite a citação da fonte.
Exemplo de figura
Fonte: Liam Fahey et al. (2000, p.43). ( FONTE TAMANHO 10
Figura 1 – Alavancagem das competências essenciais. ( FONTE TAMANHO 12
1.5 Sugestões para a redação dos trabalhos científicos
1.5.1 Objetividade
A qualidade essencial de um trabalho científico é a objetividade, que deve presidir tanto a elaboração, o conteúdo intelectual, quanto o tipo de linguagem empregado na redação.
Nos trabalhos científicos, emprega-se a linguagem denotativa, isto é, cada palavra deve apresentar seu significado próprio, referencial e não dar margem a outras interpretações.
Sendo a linguagem científica fundamentalmente informativa, técnica, racional, prescinde de torneios literários, figuras de retórica ou frases de efeito.
Aconselha-se o uso de frases curtas e simples, com vocabulário adequado. Os termos técnicos e expressões estrangeiras, inclusive citações em latim, só devem ser utilizados quando indispensáveis.
A própria natureza do trabalho científico é que determina a objetividade como requisito básico da redação.
1.5.2 Impessoalidade
A impessoalidade contribui grandemente para a objetividade da redação dos trabalhos científicos. Expressões como "o meu trabalho", "eu penso", "na minha opinião" etc. devem ser evitadas, por apresentarem a conotação de subjetividade inerente à linguagem expressa na primeira pessoa. Usa-se, de preferência, "o presente