Psicologia
Curso de origem: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Nome da disciplina: Psicologia nas Organizações
1. INTRODUÇÃO
No atual Sistema Econômico esta cada vez mais difícil a manutenção de uma empresa no mercado, que a cada dia que passa apresenta-se mais competitivo e com o público alvo mais exigente. Contar com colaboradores motivados e comprometidos é o diferencial das empresas que mais se destacam no mercado, pois quando esta reconhece a importância do capital humano, torna-se mais comprometida com atividades que despertem nos colaboradores sensações de realização, satisfação, valorização, reconhecimento e comprometimento.
O destaque no mercado financeiro é a confirmação que o desenvolvimento de lideres eficazes sintonizam tanto os interesses da organização quanto os propósitos pessoais de cada colaborador. Estes líderes obtém estes resultados, por que sabem dar o devido reconhecimento as pessoas através de remunerações baseadas na meritocracia e de políticas de benefícios que atribuem tratamento personalizado aos colaboradores produzindo um ambiente favorável para ambas as partes.
Por isso demonstrar as práticas motivacionais propostas pelas empresas é o foco do nosso trabalho.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Motivação é uma palavra que vem do latim (movere) que significa mover. Para a psicologia e outras ciências é o impulso interno que leva a ação, ou seja, é um direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção e da ação de um individuo em prol de um objetivo. No contexto das organizações “(...) é a vontade de empregar altos níveis de esforço em direção a metas organizacionais condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do indivíduo” (Robbins, 1999, p.109).
Segundo o médico e psicólogo Abraham Maslow o comportamento humano pode ser analisado em função de suas necessidades que vão desde as basilares como as fisiológicas até as mais sofisticadas como a auto-realização. Essa teoria e denominada Teoria