Psicologia
O trabalho teve por objetivo analisar o comportamento de uma criança em atendimento psicoterápico. Com base nessa analise, percebesse que a observação tem se mostrado o instrumento mais satisfatório na coleta dos dados que respondem a duas questões gerais da Psicologia:
A observação é um instrumento de coleta de dados que permite a socialização e consequentemente a avaliação do trabalho do cientista. As informações obtidas através da observação colocam o cientista sob a influência do que acontece na realidade, e não sob a influência de suposições, interpretações e/ou preconceitos.
As informações obtidas através da observação científica são mais objetivas do que as informações obtidas através da observação casual do senso comum.
A observação pode ser utilizada em diferentes situações de aplicação da Psicologia. Os dados coletados por observação referem-se aos comportamentos exibidos pelo sujeito: Contatos físicos com objetos e pessoas, vocalizações, expressões faciais, movimentos no espaço, postura e posições do corpo.
Os dados coletados por observação referem-se também, à situação ambiental, ou seja, às características do meio físico e social em que o sujeito se encontra, bem como às mudanças que ocorrem no mesmo. Os dados coletados por observação dependem do objetivo para o qual a observação está sendo realizada.
A observação é uma das etapas do método científico. Consiste em perceber por algum meio, como ver pelo sentido da visão, seja direta ou através de meios artificiais desta capacidade (como os microscópios ou os telescópios) e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as ideias interpretativas dos observadores sejam tomadas. Uma das regras do método científico é a da não interferência do observador no ambiente ou nos processos observados.
Já o senso comum é