Solubilidade
Solubilidade
Departamento de Química Orgânica
Professor: Carlos Magno
Química Industrial
Turma: AD
Aluna: 211.29.046 - Karoline Urbano
Introdução
As propriedades físico-químicas são determinadas por ligações químicas e forças intermoleculares. Como exemplos de propriedades físico-químicas temos ponto de fusão, ponto de ebulição e solubilidade.
O ponto de fusão e a temperatura necessária para uma substância sair do estado sólido e ir para seu estado líquido, o ponto de ebulição é a temperatura necessária para uma substância sair do estado líquido e passar para vapor ou gás, a solubilidade é a capacidade de uma substância dissolver a outra.
O ponto de ebulição depende das forças intermoleculares que precisam ser superadas para que a substância mude de estado, já a solubilidade depende da polaridade e é sobre isso que vamos falar. Existem compostos polares e apolares, os iguais se dissolvem. As substâncias polares apresentam cargas parciais que reagem com as cargas parciais de outras substâncias polares ou iônicas, já as substâncias apolares não tem carga, essas se dissolvem por causa das ligações de Van der waals que são aproximadamente as mesmas. Vamos testar a solubilidade de dois polímeros (copo plástico e isopor )com cinco reagentes diferentes.
Objetivo
Testar a solubilidade de um copo plástico e um isopor.
Discussão
Utilizando a balança de precisão, pesamos 489mg de isopor e 476mg de plástico e colocamos cada material em um béquer com 20ml de solvente (acetato de etila) e observamos a solubilidade nas amostras de polímeros. Repetindo a experiência com solventes diferentes (água, hexano, etanol e dicloro).
Após a experiência com os solventes observamos que somente em dicloro e acetato de etila, que são polares e apresentam interação intermolecular dipolo-dipolo, os polímeros se solubilizaram. Com os solventes apolares hexano, água e etanol que apresentam interaçõe de van der