Psicologia
Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, publicado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, em 2012, na revista científica Estudos Avançados.
Questão 1:
O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco. Quais são as cinco dimensões propostas por ele?
Resposta:
Politica, refere-se a conflito de interesses, igualdade social, exploração violenta como modelo politico.
Cultura, o escritor afirma que não haverá mudanças no padrão de estilo de vida se não houver uma mudança de comportamentos e valores.
Ambiental, refere-se ao consumir e produzir de forma que os ecossistemas se reparem e renovem, ou seja, não podemos consumir mais do que produzimos, por que teremos como consequência extinção de recursos.
Econômica, fala sobre o avanço, inovação da tecnologia , deixando o individuo mais dependentes dos recursos como gás, carvão e petróleo.
Social, fala sobre acabar com a pobreza e da definição de uma meta aceitável de desigualdade, significando justiça social.
Questão 2:
Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas. Resposta:
Todas as perspectivas visam , caminham, de uma forma ou de outra melhorar a sustentabilidade.
Questão 3:
De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.
Resposta:
Tecnológica, refere-se ao uso da tecnologia para superação dos limites dos recursos naturais
Movimento intelectual, social e politico que fala sobre mudar os valores e comportamentos visando a reeducação para sustentabilidade.
Possibilidade de Catástrofe, na verdade não se refere de a uma resposta, ou seja, se nada for feito e o resultado poderá ser uma crise