psicologia
CURSO DE PEDAGOGIA – DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RELATÓRIO SOBRE O PANORAMA DA CONTRIBUIÇÃO DE ALGUNS TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Caxias do Sul, 8 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
O processo de compreensão do ser humano e do seu desenvolvimento podem ser analisados a partir de várias perspectivas e sob o olhar teórico-filosófico tanto das ciências naturais e biológicas quanto das ciências humanas e sociais.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi necessário pesquisar e analisar as concepções de teóricos clássicos da Psicologia, que influenciaram significativamente as compreensões do ser humano Este trabalho se propõe em conceituar e enfatizar as suas principais concepções teóricas, evidenciando suas relações na perspectiva educacional.
Primeiro será apresentado Sigmund Freud, o psicanalista que estudou o homem como um todo, o seu inconsciente e o desenvolvimento psicossexual. Em seguida, será relatado a teoria de Jean Piaget que mostra como ocorre o processo de aquisição do conhecimento no ser humano que concluiu com seus estudos da epistemologia genética. Prossegue-se com Henri Wallon descrevendo a sua concepção de que a criança é um ser completo atribuindo a importância da afetividade para o seu desenvolvimento. Por fim, aborda a teoria de Lev Vygotsky compreendendo que o desenvolvimento dos indivíduos se dá através de sua interação com o mundo.
Ao apresentar estes autores, o presente trabalho tem como principal objetivo expor conceitos fundamentais de suas principais teorias e suas contribuições relevantes para o processo de ensino aprendizagem na área da educação.
ANÁLISE E RELATO DA CONTRIBUIÇÃO DOS TEÓRICOS CLÁSSICOS DA PSICOLOGIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO:
Sigmund Freud
Sigmund Schlomo Freud nasceu em seis de maio de 1856, em Freiberg na Morávia, que fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje pertencente à Pribor na República