Psicologia
AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira de. Psicologia Aplicada à Administração: uma abordagem multidisciplinar. São Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 02 p. 21-45.
Buscando um Novo Paradigma de Pensamento:
O Pensamento Complexo
I Ao terminar a leitura deste capítulo, você deverá ser capaz de compreender:
1. O que é um paradigma de pensamento;
2. As relações entre paradigma de pensamento e compreensão da realidade;
3. O paradigma do pensamento simples, suas características e patologias;
4. O que é autonomia e sujeito;
5. O paradigma do pensamento complexo e suas características;
6. O que se entende por complexidade nas organizações.
IO grande desafio da humanidade na passagem do milênio é pensar a complexidade. As mudanças desordenadas, os riscos e as incertezas provocadas pelo processo de globalização caracterizam uma realidade complexa. Compreendê-la e lidar com ela exigem uma forma de pensar complexa. A teoria da complexidade desenvolvida por Edgar Morin possibilita esse conhecimento e é pela sua discussão que iniciaremos a caminhada na direção da compreensão da complexidade: Todavia, para entender o pensamento complexo é necessário compreender a questão do ato de pensar. Pensar é uma atividade específica do ser cognitivo, o ser humano. Pensar é, pois, a ação mental de elaborar representações mentais, de organizá-las e de reorganizá-las, transformando-as em novas representações. A representação mental da realidade percebida não é uma cópia da realidade como tal. Os seres humanos selecionam aspectos dessa realidade quando formam uma representação mental e criam sua própria imagem a realidade.
Componentes do sistema de representação mental
A seletividade do que é percebido, a formação de diferentes sentimentos em relação à representação mental de dada realidade, bem como as diferentes formas de sua organização em nossa mente sofrem influências de diferentes fatores. Há fatores que influenciam