psicologia
A obesidade é uma das enfermidades nutricionais que mais têm apresentado aumento de sua prevalência, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Em relação aos fatores etiológicos relacionados com o desenvolvimento da obesidade na infância são determinantes o desmame precoce, introdução de alimentos inadequados e a inatividade física. (SOARES, et al, 2003).
4. PREVENÇÃO
O mais importante quando se refere à obesidade é a prevenção, e essa deve começar já durante a gestação, orientando o ganho ponderal materno adequado, com ingestão de dieta balanceada e combate ao tabagismo durante a gestação, proporcionando crescimento fetal normal, pois esses fatores estão relacionados à obesidade (KOCHI, et al, 2006).
5.4 O Enfermeiro na prevenção da obesidade infantil
A educação em saúde é um processo que compreende a transmissão de conhecimentos relativos à conquista da saúde visando mudança de comportamento e estilo de vida, que anteriormente eram de vulnerabilidade ou nocivo a saúde para um promotor de saúde. Nesse processo de mudanças, o individuo passa a ser o principal responsável pelo seu estado de saúde.
As nutrizes, em sua grande maioria, são fisicamente capazes de aleitar até o sexto mês de vida infantil, desde que recebam incentivos corretos e suficientes, como também sejam protegidas de comentários desalentadores acerca do ato de aleitar, já que esse momento feminino é marcado, algumas vezes, por receio, insegurança e dor.
O enfermeiro, ao realizar um cuidado educativo junto às