Divisões da Economia
Curso de Direito
Introdução a Economia
Alagoinhas – BA
2013
Faculdade Regional da Alagoinhas – UNIRB
DIVISÕES DA ECONOMIA
Fabio Oliveira dos Santos
Vera Lucia de Jesus dos Anjos
Rita de Cássia dos Reis Carvalho Rafael Lima Pereira
Trabalho avaliativo referente a 1° unidade da disciplina Introdução a Economia, realizado pelo 2º semestre da turma B do curso de Direito da Faculdade Regional de Alagoinhas, sob orientação do Professor Leandro Sansom.
Alagoinhas – BA
2013
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Economia é uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade, decidem empregar os escassos recursos produtivos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer suas ilimitadas necessidades humanas.
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva, aos vários grupos da sociedade.
James Mill, economista inglês sugeriu em 1821 a divisão da Economia em quatro partes sendo: Produção, Repartição, circulação e consumo. Essa divisão foi seguida por muito tempo, até que surgiu estudo mais desenvolvido de alguns pontos da Economia. Essa divisão quadripartida ainda é defendida na atualidade por muitos economistas. Um autor norte-americano, comentando o estado e a deficiência da Economia contemporânea afirmou: "Muitos economistas ainda sustentam, hoje, que a Economia é simplesmente uma série de técnicas analíticas aplicáveis a certos aspectos da produção, distribuição, troca e consumo".
A Economia deve ser considerada unitária, o seu estudo foi desenvolvido em capítulos, para facilitar o seu entendimento, sem