TERCEIRIZAÇÃO DE TRANSPORTES
Impactos da utilização de roteirização de veículos em um centro de distribuição: um estudo de caso
Samuel Vieira Conceição (UFMG) – svieira@dep.ufmg.br
Álvaro Simões Conceição Neto (UFMG/Belgo) – alvaro.neto@belgo.com.br
Enrique Soares Nascimento (Belgo) – enrique.soares@belgo.com.br
Henrique Morais de Almeida (Belgo) – henrique.moraes@belgo.com.br
Luciano Barros Fialho (UFMG/BMS) – luciano.fialho@bms.com.br
Luis Henrique Capanema Pedrosa (Belgo) – luis.pedrosa@belgo.com.br
Marcellus Vinagre da Silva (UFMG/Belgo) – marcellus.vinagre@belgo.com.br
Sumario
Este artigo analisa o potencial de ganho decorrente do uso de um roteirizador baseado em métodos heurísticos em comparação à programação de entregas realizada com base no conhecimento prático em um sistema de distribuição regional. O local escolhido para esse estudo foi um grande centro de distribuição de produtos siderúrgicos localizado em Belo
Horizonte, Minas Gerais. Foi feita uma comparação entre a distância total real percorrida para realizar as entregas do dia, obtida diretamente pela leitura do odômetro dos veículos utilizados para realizar estas entregas, que foram consolidadas e seqüenciadas pelo método prático em uso e a distância total a ser percorrida quando o roteiro é gerado por um sistema de roteamento inter-relacionado a uma base geográfica, com utilização de técnicas heurísticas. Palavras-Chave: Logística de distribuição, Roteirização, Programação de veículos.
1.Introdução
Nos últimos anos, a adoção de ferramentas de apoio a decisão na logística tem contribuído para a redução de custos e ganhos operacionais significativos que aumentam a capacidade de competição das empresas. Especialmente nos segmentos de produtos commodities, em que os custos são bastante significativos em relação à receita, a otimização dos recursos assume importância vital para o sucesso do negócio.
Neste