Psicologia
Tivemos um primeiro conceito sobre a velhice.
Feito uma pesquisa sobre as palavras:
VELHO, IDOSO, SENIL, TERCEIRA IDADE, VELHICE, ANCIÃO, SENESCENTE
VELHO: termo pejorativo, que não é jovem, novo; que tem muito tempo de vida ou de existência.
IDOSO: é uma pessoa considerada de terceira idade. A Organização Mundial da Saúde classifica cronologicamente como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.
As pessoas idosas têm habilidades regenerativas limitadas, mudanças físicas e emocionais que expõem a perigo a qualidade de vida dos idosos. Podendo levar à síndrome da fragilidade, conjunto de manifestações físicas e psicológicas de um idoso onde poderá desenvolver muitas doenças.
SENIL: Quem sofre perturbação mental grave.
Caracteriza-se por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo: cardiovascular, respiratório, genital, urinário, endócrino eimunológico, entre outros. A crença de que a velhice está associada, invariavelmente com profunda debilidade intelectual e física, entretanto, é um mito. A maioria das pessoas retem suas capacidades cognitivas e físicas em um grau notável.
TERCEIRA IDADE: é uma etapa da vida de um indivíduo. A época em que uma pessoa é considerada na fase da terceira idade varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que vive. Em países desenvolvidos, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria dos países nórdicos onde a expectativa de vida é a mais longa de todas, somente após alcançar 75 anos a pessoa é considerada de terceira idade.
VELHICE: A velhice sempre tem acompanhado a humanidade como uma etapa inevitável de decadência, declinação e antecessora da morte. A palavra velhice é carregada de significados como inquietude, fragilidade, angústia. O envelhecimento é um processo que está rodeado de muitas