psicologia
SONO
"CONSCIÊNCIA” é o estado de lucidez ou de alerta em que a pessoa se encontra, variando da vigília até o coma. É o reconhecimento da realidade externa ou de si mesmo em determinado momento, e a capacidade de responder aos seus estímulos. A pessoa está ciente de suas ações físicas e mentais. O que só ocorreria, se ela estiver acordada e alerta ou não, se estivesse dormindo, em coma, ou sob anestesia geral.
A cada conteúdo, estado e processo psíquico, corresponde num momento dado um certo grau ou nível de consciência. Esse grau ou nível de consciência pode modificar-se com o tempo, para mais ou para menos, independentemente do conteúdo. consciência pode variar e o ser humano tem a possibilidade de experimentar vários níveis ou estados de consciência
Assim, reconhecemos modificações quantitativas da consciência. Quanto à qualidade das vivências conscientes. Sistema Reticular Ativador é o principal mecanismo responsável pelo estado de vigília e de sono. em conexão íntima com os centros hipotalâmicos da vigília e do sono, o Sistema Reticular Ativador é o responsável pela regulação do nível de vigilância. as diferentes gradações da vigilância correspondem a diferentes graus de consciência, que podem ir, gradualmente, da completa lucidez da consciência à inconsciência.
CONSCIÊNCIA OBJETIVA
Refere-se essencialmente ao nível de consciência , ou seja, ao estado de vigília de um indivíduo. A consciência objetiva deve ser considerada a partir de seu nível ou claridade, bem como de sua amplitude.
N Í V E L DE CONSCIENCIA
HIPERVIGILÂNCIA
LUCIDEZ
SONOLÊNCIA
OBNUBILAÇÃO
DELIRIUM
COMA Amplitude da consciência
ESTADOS CREPUSCULARES
Um estado de diminuição da atividade psíquica, acompanhada de sonolência e lentificação do pensamento, de maneira isolada.
SONO
O