Psicologia
CURSO: Formação em Psicanálise Clínica
ALUNO: Martinho Lutero Bauermeister
Módulo
PSICOLOGIA
SÃO PAULO
2010
PSICOLOGIA
Histórico
Quando falamos em psicologia podemos apresentar uma definição dada por um dos maiores nomes no assunto, William James, ele diz: psicologia é a ciência da vida mental.
Realmente a psicologia trata do funcionamento da mente, tanto nos seus aspectos normais quanto nas disfunções e distúrbios.
Os primeiros estudos psicológicos científicos investigavam a percepção sensorial humana e datam do século XIX. Esta e outras questões foram inicialmente exploradas por filósofos como Locke e Hume, que teorizaram acerca da emoção, motivação, sensação, memória e compreensão. Os cursos de psicologia, ou seja, os primeiros, foram criados por volta de 1870, por Wundt, em Leipzig, e por James, em Harvard.
O método experimental e o desenvolvimento de testes estatísticos foram cruciais para o avanço da psicologia. As maiores descobertas, no entanto, foram feitas através de trabalhos mais informais e qualitativos, como os estudos conversacionais sobre o raciocínio infantil, realizados por Piaget.
A Psicologia é uma ciência empírica. Isto significa que ela se baseia em observação e experimentação, e não em opiniões ou crenças.
Toda ciência empírica tem como problemas centrais o problema da mensuração e o da definição:
Na mensuração, costumamos dar mais valor aquelas ciências que atingiram mensurações mais precisas, como, por exemplo, a física. Os fenômenos estudados em Psicologia, como por exemplo, a inteligência, são muito mais difíceis de se medir do que os objetos com que a física lida. Os psicólogos usam vários métodos para atingir uma mensuração, o mais preciso possível, entre os quais, os diversos testes psicológicos.
Já na definição, pode-se verificar o problema, mas muitos conceitos usados em psicologia não tem definição clara, por