Psicologia
Para que se possa ter uma boa qualidade de ensino, na qual o aluno consiga aprender e assim desenvolver as atividades propostas, a psicologia tem uma grande importância, pois é através dela que conseguimos analisar como esta o desenvolvimento do aluno, qual é sua capacidade para a aprendizagem, para o convívio em sociedade e como indivíduo.
A educação tem uma grande contribuição da psicologia para todos os seus âmbitos, pois temos de usar as propostas pedagógicas e as atividades de aprendizagem para ver qual a potencialidade no desenvolvimento pessoal do aluno, e neste a psicologia nos propõe procedimentos e técnicas de avaliação que são suscetíveis para detectarmos qual a dificuldade que o aluno encontra quando as realiza.
Na psicologia temos a aprendizagem significativa que se formos estudar ela profundamente iremos encontrar muitos antecedentes para o sistema educacional. Vejamos que muitos pensadores começando por Rousseau, Ferrière e outros que partem do mesmo princípio de auto-estruturação, ou seja, que o indivíduo é na realidade o último responsável pela sua aprendizagem, este é o qual a aprendizagem se centraliza na criança, o próximo é a aprendizagem por descobrimento, sendo neste que o aluno por seus próprios recursos e conhecimentos vai em busca de expandir seus ensinos, o ultimo é a tese de Piaget na qual o “o princípio fundamental dos métodos ativos: compreender é inventar ou reconstruir por reinvenção”, o aluno entende o que está acontecendo e após o modificada para sua melhor absorção. Estes são alguns dos princípios da aprendizagem significativa que a psicologia nos proporciona, que contem uma rica e variada referência.
Es estes conceitos encontrados são usados no discurso e na prática pedagógica. Distinta das tradições já mencionadas, encontramos estudos e investigações de curiosidade epistêmica e a teoria da motivação, que é utilizada para explorar, descobrir, compreender o que acontece, e aprender, que se