Psicologia
Prezados alunos estamos enviando textos que relacionam as dúvidas mais freqüentes até a aula 5. Esperamos que sejam de utilidade para os seus estudos.
Vale lembrar a importância no apoio aos três pilares oferecidos pela graduação a distância: A) As telas disponibilizadas no ambiente online que são liberadas sempre com uma semana de antecedência de suas aulas teletransmitidas; B) As aulas teletransmitidas (que ocorrem às quartas-feiras à noite e que ficam gravadas, para os alunos que não conseguem assistí-las em tempo real); C) A leitura do livro de apoio que foi recebido logo após a matrícula.
Além disso, existem ainda, professores de psicologia disponíveis a todo tempo para tirar dúvidas e, assim, viabilizar o enriquecimento desse projeto de estudo.
Um grande abraço e muito sucesso!
Professores de psicologia da Ead.
AULA 1 – A PSICOLOGIA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Os tratados mais modernos de psicologia a definem como a ciência que estuda todo comportamento (inclusive o de animais inferiores) e os processos mentais. Devemos entender como “processos mentais” qualquer atividade cognitiva (que envolva raciocínio) como: percepção, aprendizagem, motivação, memória, emoção, linguagem etc.
A evolução dos estudos em psicologia coincide com a evolução dos estudos em medicina e, sobretudo, em anatomia.
Realizaram-se descobertas em torno do cérebro que, além de mudar o seu status no corpo humano, permitiu entender distúrbios da conduta, perda de memória, afasias (perda da fala) e outras patologias que tinham sua origem na atividade cerebral. Desde então, o cérebro pode ser associado à conduta humana e jamais considerado como uma estrutura passível de separação do corpo.
Mente e corpo são indissociáveis.
A psicologia tornou-se ciência autônoma no início do séc XX a partir da criação do primeiro laboratório experimental por Wundt, na Alemanha, precisamente em 1920 (DAVIDOFF, 2001).
Atualmente a psicologia