Curso arteterapia analítica
Objetivos: fornecer estrutura básica teórica, instrumental e vivencial que capacite o profissional que trabalha em contexto social, institucional ou comunitário, a desenvolver um trabalho de arte-terapia de cunho terapêutico e/ou profilático.
Destinado a: Psicoterapeutas, terapeutas, assistente social, enfermeiros e técnicos, psicopedagogo, arte educadores. E todos que queiram experienciar a arte.
Conteúdos:
CAPITULO I * Introdução à Arteterapia e sua história um processo terapeuta; * Introdução à Psicanálise; * Arte e Psi / relação entre processos criativos e processos terapêuticos; * Anamnese e Postura Terapêutica; * Arteterapia e Trabalho Corporal – o Psicodrama; * Abordagem do lúdico em trabalho terapêutico;
CAPITULO II * Potencialidades terapêuticas dos diversos materiais e técnicas; * Arte e Freud com Crianças, Adolescentes, Adultos e Terceira Idade; * Arteterapia em Casos de patologia – AVC, diabetes, transtornos; neurológicos, neuroses – Idosos, adultos e crianças; * Feedback; e * Fechamento - proposta vivência individual teoria e prática em forma de artigo. OBS.: A PROPOSTA SERÁ ANALISADA PARA A CONCLUSÃO DO CURSO E CERTIFICAÇÃO.
CAPITULO I
1 Introdução à Arteterapia e sua história um processo terapeuta;
A Arteterapia tem sua origem na Antroposofia de Rudolf Steiner segundo o qual o Homem é considerado um ser espiritual constituído de alma e corpo vivo, onde através dos elementos (cor, forma, volume, disposição espacial, etc) na terapia artística, possibilita que a pessoa vivencie os arquétipos da criação, ou seja, re-conecte-se com as leis que são inerentes a sua natureza, como isso, traz um contato com a essência criadora de cada um.
Entre 1876 a 1906, a arte era utilizada por criminalistas e psiquiatras para diagnóstico de doenças mentais. As motivações inconscientes abalaram a visão tradicional da época. Freud, de 1906 a 1913, aponta a comunicação simbólica