Psicologia
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Todas as relações interpessoais implicam duas pessoas distintas e únicas, pelo que é natural que possam ocorrer situações em que não se está de acordo, em que se têm opiniões e pontos de vista diferentes… Estes “desentendimentos” podem levar a conflitos que, por um lado, se resolvidos, podem gerar um progresso significativo na relação, fortalecendo-a. No entanto, por outro lado, estes conflitos podem fazer com que ambas as pessoas se sintam incompreendidas, zangadas, contrariadas ou magoadas, podendo fazer com que a relação deteriore ou não progrida mais. Os conflitos podem surgir através de uma incompatibilidade entre vários tipos de conteúdo: Conteúdo
Incompatibilidade de pontos de vista sobre o mesmo facto (diferenças em relação àquilo que pensamos)
Opiniões
Ex: Conhecer os pais do outro é um sinal de que o meu parceiro gosta de mim. / Conhecer os pais do outro é um sinal de que o nosso namoro está a acabar. Incompatibilidade entre formas de agir (diferenças em relação às formas como costumamos fazer as coisas)
Métodos
Ex: Numa relação costumo conhecer os pais do meu parceiro o mais depressa possível / Numa relação só conheço os pais do meu parceiro após dois anos de namoro. Incompatibilidade de resultados desejados (diferenças em relação àquilo que queremos)
Objectivos
1
GAPsi-FCUL Ex: Quero que o primeiro encontro com os pais do meu parceiro seja muito duradouro e intenso. / Quero que o primeiro encontro com os pais do meu parceiro acabe o mais depressa possível. Incompatibilidade de valores e ideias (diferenças em relação àquilo que nos é importante)
Cognitivos
Ex: A família é um dos aspectos mais importantes na minha vida. / A família está em segundo plano. Incompatibilidade de sentimentos e emoções
Afectivos
Ex: Gosto muito dos meus pais. / Não gosto dos meus pais.
Sendo assim, e sabendo que não podemos evitar os conflitos, torna-se importante compreendêlos para os podermos