Psicologia
Maiara de Souza Fernandes
Psicologia da Educação II
Outubro, 2011
Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia
Maiara de Souza Fernandes
Trabalho solicitado pela professora Delza Cristina, referente a disciplina de Psicologia da Educação II, aos alunos do Curso de Licenciatura em Física do IV período.
Outubro, 2011
Conhecimento prévio
Dependendo da qualidade das interações de cada sujeito com o meio, as estruturas mentais, condições prévias para o aprendizado, vão se tornando mais complexas até o fim da vida. Por exemplo, quando uma criança tem uma boa interação com o ambiente, ou seja, adquirem variadas experiências, essa criança acaba tendo mais condições previas de aprendizados para as determinadas atividades das quais já possuem experiências.
Fernando Becker reforça o quanto são necessárias experiências anteriores para que os novos conhecimentos sejam fixados com êxito, quando diz que “para aprender algo são necessárias estruturas mentais que dêem conta de novas complexidades e também conteúdos anteriores que ajudam a assimilar saberes.”
Muitos professores diagnosticam o conhecimento prévio dos alunos, porém de forma equivocada, enquanto conversam com as crianças para tal diagnóstico, “poderiam colocá-las em situações problemas, desafios que a obrigassem a mobilizar o conhecimento que possuem para resolver determinada tarefa,” diz Regina Scarpa.
Também é relevante diferenciar conhecimento prévio e pré-requisito. O conhecimento prévio está relacionado aos conteúdos que já existem e que servirão para completar os novos conhecimentos. Já os pré-requisitos são habilidades nas quais não seria possível digamos que “amarrar” o