Psicologia e Aprender
O ser humano vive um constante processo de aprendizagem, durante toda sua vida e a cada fase ele desenvolve as mais diversas habilidades que lhes serão útil por toda uma vida, fazendo uso das mesmas pra atender suas necessidades e daqueles que fazem parte do seu meio social e cultural.
Diante disso, muitos estudiosos tem procurado entender como se dá esse processo, que questões devem são mais relevantes ao tratarmos da aprendizagem e desenvolvimento dos seres humanos. Muito já se descobriu quando se trata desse assunto, muitas concepções de aprendizagem devem e são levadas em consideração, apesar de cada ser humano ser único muitos aspectos podem influenciar de forma positiva ou negativa o desenvolvimento de uma pessoa, diante de tais aspectos podemos citar: o meio social em que vive, situação financeira, relação afetiva familiar, fatores psíquicos e neurológicos devem ser levados em consideração para uma análise mais profunda da realidade em que vive cada individuou e como se dá seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
De forma geral são muitos os autores que conceituam esse processo de aprendizagem, onde muitos a veem como algo muito simples que pode ser entendida de forma simples, entendendo-a como uma mudança comportamental que é adquirida pelas experiências vividas, observação e prática.
Segundo Mouly ( apud PILLETTI, 1999 ) enfatiza que o processo de aprendizagem compreende sete etapas: motivação, objetivo, preparação ou prontidão, fatores fisiológicos, fatores psicológicos, experiências anteriores, obstáculos, respostas, reforço, generalização.
Além disso, podemos citar também algumas teorias de aprendizagem, tais como : teoria inatista, teoria ambientalista ou bahaviorista, teoria da Gestalt.
Ao falarmos da teoria inatista, parte dela o pressuposto de que o ser humano já nasce de certa forma programando, ou seja que ele já traz consigo habilidades que serão