Psicologia social
pesquisa
a) NOME DO MUNICÍPIO: MUQUÉM DO SÃO FRANCISCO. b) Nome dos programas e local de implementação: Atendimento Psicológico no PSF – Posto de Saúde da Família, atendendo os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. c) Número de pessoas atendidas em 2009: 65 pessoas. d) Resultados do programa: Grande evolução nas mudanças de comportamento e percepção de vida a partir de um auto-entendimento.
INTRODUÇÃO
Vivemos numa sociedade voltada para a vida privada, para as relações pessoais tanto sob forma de competição entre os indivíduos quanto sob a forma da valorização da intimidade, dos interesses e demandas íntimos ainda que essa “intimidade” seja produzida pela sociedade de consumo, que inventa imagens com as quais os indivíduos passam a identificar-se. E o sentimento de não corresponder a essa imagem, o sentimento da distância entre a soberania absoluta e a falta, e o impulso de desprezo pelo outro que parece concretizar essas imagens, traz um enorme vazio. O fracasso, o insucesso, a perda, a derrota têm suas causas atribuídas à falta de capacidade do ser humano de lidar com situações adversas, e toda essa carga recai em seus ombros, levando assim o individuo a melancolia ou a depressão. Como relata Mauro Ivan João, no livro Depressão: síndrome da dependência psicológica, “A depressão se tornou um fenômeno tão freqüente no mundo moderno a ponto de ser considerada por alguns autores como a reação normal dos tempos atuais, desde que não interfira nas nossas atividades cotidianas. (...). Alguns terapeutas já a identificaram como o mal do século, devido sua alta incidência no atendimento psiquiátrico.”.
DESENVOLVIMENTO
Podemos observar a alta incidência da depressão no mundo. Os últimos dados revelam que a depressão atinge hoje 15 % da população em todo o mundo, esses dados revelam índices preocupantes. As estatísticas mostram que mais 400