Teoria da tecnologia e informação
É a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível. Muito embora a administração científica de Taylor e seus seguidores tenha se preocupado na época com a tecnologia, suas incursões nesse campo ficaram limitadas estritamente no nível da tarefa individual de cada operário e de maneira concreta e imediatista. Somente em 1960, com os estudos e pesquisas da socióloga inglesa JOAN WOODWORD sobre uma amostra de indústrias da Inglaterra, passou-se a compreender - embora tardiamente - o importante papel da tecnologia sobre as empresas que a utilizam sob variadas formas e naturezas, para realizarem suas operações e atingirem seus objetivos.
A tecnologia da informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas que existem várias definições e nenhuma consegue determina-la por completo.
Segundo Rezende e Abreu (2001, p.78), “Tecnologia da Informação são recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação”.
Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A TI é algo cada vez mais comum no dia a dia das pessoas e das empresas. Tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional qualificado para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Fonte: Chiavenato, Idalberto, 4ª edição e www.infowester.com
Por: Francisco A.