Psicologia social
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SERVIÇO SOCIAL
2ª Série
Tutor a distancia: Lindolfo A. Martelli – Psicologia Social.
BELÉM – PARÁ
ALUNOS:
Ana Claudia Soares dos Santos/RA: 403929
Edilene de Deus Rebelo/RA: 402521
Edjanne Lorena da Silva de Souza/ RA: 402341
Fernando Silva Sampaio/ RA: 404918
Renata Silva Garcia/RA: 386054
Atividade Prática Supervisionada do Curso de SERVIÇO SOCIAL da ANHANGUERA/UNIDERP, disciplina Psicologia Social, com orientação do Prof. Lindolfo A. Martelli.
1 – Observações feitas no texto de J. M. Gonçalves Filho, “Humilhação social – Um problema politico em psicologia”.
Palavras-chave: humilhação social; sofrimento; trauma; pobreza.
O presente trabalho faz parte da pesquisa de um grupo de alunos da Universidade Anhanguera, onde se discutiu sobre a humilhação social sofrida por uma grande parte da população pobre do nosso país.
Tópicos Importantes:
-Marxismo e Psicanálise: necessita-se de Marx e Freud para entender a complexidade do assunto acima citado. Trata-se de um fenômeno histórico, difícil de considerar apenas pelo lado do individuo ou apenas pelo lado da sociedade.
A humilhação crônica, longamente sofrida pelos pobres, pode ser considerada efeito da desigualdade politica, da exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo da iniciativa e da palavra, porém a humilhação vale como uma modalidade de angustia e assume internamente como um impulso mórbido. O corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado tornam-se inferior e assume uma postura de submissão em relação a pessoas de outras classes sociais.
É esse fenômeno externo-interno, que nos faz encontrar tanto a Marx quanto a Freud. Visto que Marx atento às determinações econômicas e Freud atento as determinações pulsionais.
A humilhação social conhece, em seu