Os 5 sentidos de um bovino
Uma característica importante é a localização dos olhos, que nos bovinos estão numa posição mais lateral, (espécies de presas potenciais). Diferente dos predadores, que possuem os olhos numa posição mais frontal (como ocorre nos seres humanos). A localização lateral permite um campo visual bem mais amplo (345º) que o nosso (180º), mas esta condição não permite uma boa visão tridimensional, resultante da combinação das imagens colhidas pelos dois olhos formando uma só imagem em nível cerebral.
Sendo assim, os bovinos apresentam grande parte da visão monocular (quando as imagens captadas pelos olhos direito e esquerdo são caracterizadas de forma independente em nível cerebral), o que resulta em dificuldade para o animal avaliar o ambiente quanto à profundidade (que é melhor avaliada quando as informações captadas pelos olhos direito e esquerdo formam uma só imagem em nível cerebral, caracterizando a visão binocular). Tal condição deve ser considerada durante o manejo, uma vez que situações que exijam dos bovinos a capacidade de discernir entre uma sombra ou um buraco ou mesmo a altura de um degrau podem gerar dificuldades ou atraso no desenvolvimento do manejo.
Cobertura Reflexiva no fundo do olho: A maioria dos ruminantes tem uma cobertura reflexiva no fundo de seus olhos que chama-se Tapetum lucidum que atua como um intensificador da luz que penetra no olho, permitindo que vejam bem em condições de luz escassa. Estima - se que um bovino pode ver quatro vezes melhor que um humano sob condições de baixos níveis de iluminação. Essa cobertura reflexiva é a que