Psicologia Social
Capitulo 1- Introdução (importância do trabalho, Conceituação da terminologia, revisão bibliográfica);
Capitulo 2- Psicologia social (conflitos, tipos de conflitos, causas de conflitos e resoluções de conflitos);
Capitulo 3- conclusão (sugestões, recomendações e bibliografias);
1. INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho iremos apresentar factos importantes nas relações entre os membros de um grupo social, e vale mencionar que A psicologia social, busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais. Para alguns estudiosos, porém, a comparação entre a Psicologia Social e a Sociologia não é assim tão simples, pois ambas constituem campos independentes, que partem de ângulos teóricos diversos. Há, portanto, uma distância considerável entre as duas, porque enquanto a psicologia destaca o aspecto individual, a sociologia se atém à esfera social.
1.1 IMPORTÂNCIA DO TEMA
A importância do estudo dos grupos na Psicologia se dá pelo fato dos grupos serem o fundamento da Psicologia Social que é o campo da psicologia que estuda o comportamento coletivo. O estudo dos grupos teve grande influência da Revolução Francesa e o fato que originou sua existência era a busca por parte dos seus pesquisadores que queriam compreender como a Revolução Francesa foi capaz de mobilizar tamanho contingente de pessoas
O objeto de estudo era entender qual o fenómeno psicológico que leva à coesão das massas fazendo até com que o indivíduo corra riscos ao seguir líderes. O estudo das massas e o comportamento decorrente desse viver coletivo é a tónica da Psicologia Social.
1.2 CONCEITUAÇÃO DA TERMINOLOGIA
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.
Surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história,