psicologia social
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), formulou um documento, através do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Politicas Publicas, que informa ao psicólogo a importância do processo saúde /doença, explicitando o quanto é provável deparar-se com essas questões ao seu redor. Com isso, Jacques afirma que é de extrema importância ter informações sobre vida da pessoa no ambiente familiar e no trabalho, como é a relação do indivíduo com o seu trabalho e como são as situações que lhe causam bem-estar ou mal-estar. De acordo com essa percepção, o CFP orienta aos psicólogos perguntarem aos seus pacientes, sobre o seu trabalho, tendo em vista as condições trabalhistas, notando as exigências cobradas fisicamente e mentalmente, a forma que o trabalhador de insere nesse ambiente colaborador de prazer e doença. Assim, deixando claro o papel do psicólogo de lutar por uma vida saudável a todos, inclusive no trabalho.
Porém, é necessário um cuidado ao focar em um caso individual, para não deixar implícito os cuidados do coletivo. Ressaltando que o trabalho humano precisa de atenção, para além de um trabalhador individual, não deixando isolar contudo, o atendimento psicológico de cada um -- regra importante da Clínica do Trabalho em Psicologia.
Atualmente, há uma grande expansão sobre o tema do trabalho relacionado a doença mental, principalmente nos consultórios e nos centros acadêmicos, de forma que os transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho, já possuem diagnóstico na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), sendo reconhecidos dessa forma, pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Previdência e Assistência Social.
Dados do INSS, identificam a aposentaria por invalidez como a terceira colocada entre as causas mais ocorridas neste caso. Contudo,