AUDITORIA DOS PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS
1.1.CONTA CAIXA
Os principais procedimentos a serem adotados pelo auditor durante o exame da conta caixa são: Inspeção física (contagem do dinheiro); Inspeção documental para exame de toda documentação relacionada aos pagamentos e recebimentos efetuados.
O auditor deverá realizar a contagem de caixa de surpresa e na presença do funcionário responsável.
Obter explicações quanto a cheques da empresa em poder do caixa, ainda não liquidados, avaliando e descrevendo os controles internos sobre a custódia e liquidação dos mesmos. Verificar de forma detalhada todas as operações que pareçam incomuns ou anormais.
No caso de ocorrência de cheques ainda não depositados, acompanhe-os até que o depósito seja efetuado.
No caso de recebimentos depositados, mas não incluídos na contagem de caixa, ficar atento a possibilidade de estarem sendo utilizados para encobrir falta de caixa.
Averiguar se os comprovantes incluídos no saldo de caixa são autênticos e possuem a devida aprovação.
Selecionar com base em registros ou relações de valores recebidos por correspondência e por vendas à vista, com base em cópias de recibos emitidos e com base em relatórios da cobrança, recebimentos havidos em um determinado período e verificar: se foi realizada a inclusão tempestiva nos movimentos de caixa ou de tesouraria; a adequação dos descontos concedidos em relação a cálculos e datas de vencimento e pagamento e autorizações respectivas; depósitos dos valores recebidos e sua correspondência nos extratos bancários ou inclusão nas conciliações bancárias e sua eliminação posterior; emissão e observância da seqüência numérica dos recibos emitidos, investigando cancelamentos ou qualquer número faltante.
Verificar, subseqüentemente à contagem dos fundos, se: O saldo do razão coincide com saldo do livro caixa do dia da contagem; Os valores de adiantamentos e outros, incluídos na contagem, foram