PSICOLOGIA SOCIAL
Noturno 2º periodo
Aluno: Maria Isabel Pires do Nascimento de Oliveira
Edvania Nunes da Silva
Disciplina: Psicologia Social I
Professor: Monica
VITÓRIA
2014
Resumo texto Atitudes: Conceitos, formação e mudança
Disciplina: Psicologia Social I –Graduação em Psicologia
Referência: Rodrigues, A.(2003) Psicologia Social. Atitudes: Conceitos,formação e mudança . .pp 97-144
Data: 05 de Junho de 2014
Aluno: Maria Isabel Pires do Nascimento de Oliveira Edvania Nunes da Silva
Atitude é consequência direta do processo de tomada de conhecimento do ambiente social, são sentimentos pró ou contra pessoas ou objetos com que o que entramos em contato.
Define-se como uma organização duradoura de crença e cognições em geral.
Componentes cognitivos para que se tenha uma atitude sobre um objeto é necessario que se tenha alguma representação cognitiva sobre este objeto. As crenças e demais componentes cognitivos relativos ao objeto de uma atitude constituem o componente cognitivo da atitude.
O componente afetivo definido como pró ou contra um determinado objeto social, é o único caracteristico as atitudes sociais e o mais característico da atitudes sociais.
O componente comportamental geralmente aceita pelos psicólogos sociais é a de que as atitudespossuem um componente ativo, instigador de comportamentos coerentes com as cognições e os afetos relativos aos objetos atitudinais.
De fato causaria surpresa verificar-se que alguém é atraído por um objeto que ele considera cognitivamente como possuidor de característica mais negativas, ou vice versa, entretanto não raro se verificam certas inconsistências entre atitudes e os comportamentos expressos pela pessoa.
O que é necessário que se entenda é que atitudes envolvem o que as pessoas pensam, sentem, e como elas gostariam de se comportar em relação a um objeto atitudinal. O comporatmento não é apenas