economia
1. Biografia Thomas Robert Malthus(1766-1834), nasceu no seio de uma família inglesa próspera. Malthus ingressou na universidade de Cambridge aos 18 anos. Estudou matemática e línguas clássicas, e recebeu formação sacerdotal. Nove anos depois, foi eleito fellow da instituição e em 1797 tornou-se sacerdote. Ao longo de sua vida, Malthus foi aceito em sociedades culturais importantes como o Royal Society e o Clube de Economia Política.Em 1798 publicou o livro que o tornara famoso, Um ensaio sobre o principio da população, que foi alvo de muitas críticas ao longo dos anos devido a sua posição sobre o controle de natalidade. Em 1805 foi nomeado professor de história e economia política no East Índia College, onde permaneceu até o fim de sua vida.
2. Principais Obras
Um ensaio sobre o principio de população – 1798, Uma pesquisa sobre a causa do presente alto preço dos alimentos – 1800, Princípios de economia política, tendo-se em vista sua aplicação prática, Definições em economia política – 1827, Ensaio sobre o princípio da população – 1846
3. Principais contribuições ou teorias
3.1 Teoria Malthusiana (teoria da população):
Sua mais conhecida contribuição teórica é a teoria Malthusiana, de acordo com esta teoria, a população mundial cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética, esta teoria foi definida por Malthus no livro Ensaio sobre o princípio da população, escrito em 1798. Malthus defendia que as guerras e batalhas eram uma forma natural e importante de “controle de natalidade”, que o crescimento da população era maior que o crescimento da produção de alimentos, assim chegando a um ponto onde não existiram alimentos suficientes para esta população.
Obviamente a teoria não vingou, com a modernização dos meios de produção as demandas foram supridas conforme o crescimento da população. A proposta desta teoria era explicar a existência da fome, pobreza e miséria no mundo.