psicologia social
Cognição social: esquemas, heurísticas e pensamento automático.
1. O que é Cognição Social?
É o estudo de como as pessoas formam inferências com base nas informações sociais fornecidas pelo ambiente. Em outras palavras, cognição social é a coleta de informações para formarmos a realidade social em que somos inseridos.
2. O que é Esquema Social?
São estruturas mentais que nos possibilitam reunir em torno de certos temas aspectos da realidade social que, uma vez estabelecidas, influenciarão a maneira pela qual reagimos a estímulos sociais.
3. O que é Heurística?
Nada mais é que métodos rápidos usados por nós para chegar a conclusões ao tentarmos conhecer o ambiente social.
4. O que é Pensamento Automático?
É o controle de processos psicológicos internos de uma pessoa por estímulos e acontecimentos externos presentes no ambiente em que a pessoa se encontra.
5. Como esses processos de compreensão de sociedade podem contribuir para o trabalho do Assistente Social? Cite exemplos de situações possíveis.
Uma possível situação é quando a assistente social é comparada a uma boa moça que dá, literalmente, comida aos pobres. Entretanto, na prática, o profissional de Serviço Social auxilia e põe em prática as políticas públicas. Por trabalhar com o público em suas mais variadas formas, a assistente social tem a necessidade de usar de processos heurísticos os quais permitem conhecer o ambiente social em que a pessoa está inserida para, então, poder ajuda-la.
PROCESSOS HEURÍSTICOS
TIPO CARACTERÍSTICAS SITUAÇÃO EM QUE OCORREM EXEMPLOS
Representatividade Usamos um atalho para chegar a uma conclusão, utilizando a semelhança da situação presente com um esquema cognitivo previamente adquirido. Leva em conta a semelhança entre dois objetos para inferir que um tem as características daquele com o qual se parece. Da antiga crença de que a cura deveria ser similar à causa da doença.
Acessibilidade Consiste em fazermos julgamentos de probabilidade