psicologia social
Por reforçamento pode-se entender qualquer operação que altere a chance de uma resposta ocorrer no futuro. Assim, operações como reforçamento positivo, reforçamento negativo, extinção, punição positiva e punição negativa podem ser englobadas em um único e amplo conceito chamado reforçamento.
O conceito de Skinner sobre recompensa é representado pela palavra “reforço”. O reforço pode ser qualquer evento que aumente a frequência de uma reação precedente (Myers, 1999). Desta forma, o reforço pode abranger uma série de ações, como um elogio ou uma salva de palmas, por exemplo. Ou ser permitido a uma pessoa ter um momento de folga após a execução de uma tarefa maçante.
Tanto o reforço positivo como o negativo, tem como intuito ensinar e reforçar um determinado comportamento. O individuo aprende qual o comportamento desejável para alcançar determinado objetivo.
O reforço positivo que é todo evento que aumenta a probabilidade da resposta no futuro, sendo assim quando o comportamento desejado é alcançado um elemento de recompensa é adicionado. Para exemplificar, o marido lavou a louça sem a esposa pedir, assim, recebeu um elogio da esposa e um beijo, estes foram seus reforçadores. Com o passar do tempo, ele lavará sempre a louça sem ela pedir para receber elogios e beijos. Desta forma o individuo exposto ao reforço positivo “aprende” o comportamento desejado. O positivo é capaz de fortalecer uma reação quando oferece um estímulo logo após esta reação, como por exemplo, pedir para uma pessoa que possui dificuldades com a leitura, ler um trecho de um livro infantil, e a mesma conseguir realizar tal tarefa desejada, em seguida reforçá-la com um prêmio. Isso será reforçador positivo para ela, que sempre ela tentará realizar essa tarefa para ser recompensada. Outro exemplo de reforço positivo, é um