Psicologia Social
CURSO: Serviço Social - 4º Semestre
Psicologia Social e Serviço Social
Campo Grande - MS
2013
POLO ZAPPEION
CURSO: Serviço Social - 4º Semestre
Psicologia Social e Serviço Social
Atividade Prática Supervisionada Apresentada em cumprimento às exigências do Curso de Serviço Social na Disciplina Psicologia Social e Serviço Social.
Campo Grande - MS
2013
Introdução
Ao analisarmos o filme “Tropa de Elite” dirigido por José Padilha, nos deparamos com uma realidade diferente da esperada no que se refere ao papel da polícia diante da sociedade. Vemos uma variedade de conflitos dentre eles destacamos a corrupção dentro da corporação e o financiamento do tráfico de drogas e armas por jovens da classe média alta, ou seja, existe na interação entre sociedade e polícia uma cultura de marginalização dos papéis tanto dos policiais quanto da população. Enfim vemos vários tipos de comportamento ditados pelo meio social em que as pessoas vivem.
Para definir o modo como as pessoas se comportam no caso específico deste filme temos que focar na questão cultural, qual seja o consenso mútuo de idéias e de costumes, onde o individuo ao mesmo tempo em que é transformador do meio em que vive, também podemos observar que é transformado por ser parte integrante. A corrupção de alguns membros da polícia demonstra as diferenças do modo de agir diante das situações e funções que exercem dentro da sociedade, onde uns zelam pelo estrito cumprimento do dever e outros se apropriam do papel que exercem para pleitear benefícios próprios.
Outra manifestação cultural que existe é o tráfico de drogas, onde os traficantes negociam com os policiais armamentos e entorpecentes havendo entre eles uma mutualidade de favores em prol da “segurança” das comunidades, ou seja, ora a policia representa o tráfico, ora o tráfico representa a polícia onde os interesses