ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria da Administração
Teorias da Administração como um Evento Social
São Paulo
2013
Sumário
Introdução...................................................................................................................................3
Sumário 2
PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO 3
PRINCIPAIS TEORIAS E SUAS CARACTERÍSTICAS 4
Pensamento Sistêmico e Liderança 6
Implicações Éticas 10
Introdução
Veremos através deste estudo o contexto onde surgiram as teorias administrativas, compreenderemos suas etapas, suas ênfases e seus principais fundadores.
PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo à analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho. Os precursores da administração surgiram em meio às necessidades da época.
A sociedade cresceu muito e o mercado se expandiu, antes o que era só feito na cidade, agora era feito nacionalmente e os produtos antes feitos por uma pessoa agora passam pelas mãos de várias pessoas. É em meio a esta expansão, a revolução industrial, que surgem os precursores da administração. A preocupação era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a revolução industrial. Os principais precursores da administração são Taylor, Ford, Fayol e Weber.
- Frederick Taylor liderou o movimento da administração cientifica. Suas principais ideias são a eficiência dos trabalhadores, o combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas. Taylor acreditava que a prosperidade econômica somente seria conseguida com a maximização da produtividade dos trabalhadores. Segundo Taylor, a produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço. Evidenciava a padronização dos