Marketing
Nomeada como a empresa multinacional com a maior cadeia de cafeteria do mundo, Starbucks oferece grandes variedades de bebidas com a base de café e entre outros produtos, tais como o grão de café, equipamentos para o preparo do café, chás, sanduíches, bolos e até músicas.
A empresa fundada em 1971 por três sócios, os professores Jerry Baldwin e Zev Siegel, e o escritor Gordon Bowker na cidade de Seattle, EUA, teve o seu início como uma loja para vender grãos de café de alta qualidade e equipamentos. Mas em 1987, os donos originais da Starbucks venderam a sua cadeia para a ll Giornale, que trocou a sua marca para Starbucks e rapidamente entrou em expansão. Hoje, a empresa está com mais de 15 mil lojas em todo e mundo e o seu lucro soma US$672,64 milhões¹, e o seu faturamento de US$9,411 bilhões².
2 Código de conduta, ética de negócios e conformidade A empresa acredita o seu sucesso se baseia em conduzir os seus negócios de forma ética e se empenhar em agir corretamente. A empresa tem um programada chamado “Missão da Starbucks”, que ajuda a proteger a sua cultura e reputação com os princípios os orientam no dia a dia. Buscam se envolver com os seus clientes, procurando fazer uma conexão humana, onde o seu consumidor sinta à vontade. A empresa leva isso com uma grande seriedade e responsabilidade não apenas para agradar os seus clientes, mas a comunidade toda, pois esperam ser bem-vindos no local onde fazem os seus negócios.
2.1 Acessibilidade e gestão de reclamações/sugestões No site oficial da Starbucks do Brasil, ela nos oferece o e-mail e o link do facebook para entrar em contato, sugestões, comentários, reclamações e etc.
Porém, nos sites de interação e intermediação de problemas entre o consumidor e fornecedor, existem algumas reclamações que, os e-mails enviados pelos clientes não foram respondidos pela empresa, gerando uma insatisfação de além da reclamação inicial, também o de não serem atendidos. Após uma longa insistência,