Psicologia social
Interconsulta (Consultation-Liaison Psychiatry, Psiquiatria Consiliar e de Ligação) ( No Brasil designa o
s trabalhos desenvolvidos segundo o modelo de Consultoria ou Ligação. (LIPOWSKI, 1967; GLICKMAN, 1980 apud BOTEGA, 2002).
▪ Consultoria ( refere-se à atuação de um profissional de saúde mental que avalia e indica um tratamento para pacientes que estão sob os cuidados de outros especialistas. A presença deste profissional é episódica e ele responde a uma solicitação específica.
▪
A consultoria tem como objetivos: a) melhorar a qualidade da assistência ao paciente, b) valorizar o papel da relação médico-paciente, c) aproximar a atuação dos profissionais de saúde mental da atuação de outros profissionais d) aprofundar o estudo da situação do doente e dos profissionais de saúde.
Pedidos de consulta no Hospital Geral
▪ Reações psicológicas a doenças orgânicas ▪ Apresentação psicológica de uma doença orgânica ▪ Apresentação orgânica de um quadro psicológico/psiquiátrico ▪ Complicações psiquiátricas derivadas de quadros orgânicos/uso de medicamentos ▪ Complicações somáticas de distúrbios psiquiátricos ▪ Distúrbios classicamente denominados “psicossomáticos” ▪ “Demandas instituicionais” (compreensão psicodinâmica)
Um Modelo:
Setor de Consultoria Psicológica
Focos de atuação ▪ assistência direta ao paciente (enfermaria e, em alguns casos, ambulatório) ▪ ensino (aulas/supervisões) ▪ assistência às equipes de saúde ▪ pesquisa] ▪ trabalho integrado com a Psiquiatria (reuniões semanais)
Fluxo de atendimento solicitação de consulta ( psicodiagnóstico situacional ( conduta psicológica ( registro do processo e avaliação do resultado
Psicodiagnóstico situacional
• Objetivo: Obter dados que sirvam como elementos que fundamentem uma hipótese diagnóstica a respeito da situação-problema descrita