Psicologia Social no Brasil
CAMPUS DE SANTO ÂNGELO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA
MAÍSE FRÓES
PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
Santo Ângelo
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como finalidade trazer um breve histórico da Psicologia Social no Brasil e abordar sobre a Associação Brasileira de Psicologia Social no Brasil (ABRAPSO), mas para partirmos para esses assuntos, primeiramente temos que ter uma ideia do que a Psicologia Social estuda, em seguida podemos entrar no seu histórico, que teve início na Europa, mas sua explosão se deu nos Estados Unidos, onde surgiu a sua crise.
Com a crise, surgiu uma nova proposta de Psicologia Social, onde um grupo de psicólogos sociais brasileiros decidiu criar a ABRAPSO, que surge com uma concepção de homem como produto histórico-social e que ao mesmo tempo em que é ativo na construção da sociedade, também é modificado, influenciado por ela. A Psicologia Social no Brasil surge com o objetivo de redefinir o campo da Psicologia Social.
DESENVOLVIMENTO
A Psicologia Social estuda a influência do ambiente social no comportamento dos indivíduos, e isto acontece desde o momento em que nascemos, ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricas que deram origem a uma família. A história não é estática nem imutável, ao contrário, ela está sempre acontecendo, cada época gerando o seu contrário, levando a sociedade a transformações fundamentalmente qualitativas. A Psicologia Social parte dos primeiros estudos sobre as relações entre o homem e a sociedade, é muito difícil encontrarmos comportamentos humanos que não envolvam componentes sociais.
O desenvolvimento científico sistemático da Psicologia Social se deu depois da Primeira Guerra Mundial, junto a outras ciências sociais que buscavam entender as crises que abalavam o mundo. A Psicologia