ATPS Eletronica Potência Diodo Tiristor
PASSO-1
Quais características que diferenciam um diodo comum de um diodo de potência.
Não existe um limite para definição entre diodos de sinal e de potência.
Basicamente um diodo de potência tem:
- um corpo maior para poder dissipar o calor gerado internamente, pode ser simplesmente de epoxi para correntes medias até metálico para refrigeração por água.
- uma área de junção maior. Se a corrente que vai circular é maior, é necessário mais área para não ultrapassar o limite de corrente do semi condutor (silício, por exemplo).Então a pastilha é maior.
- a tensão de junção (região direta) fica ligeiramente menor devido a esse aumento da área, um diodo comum tem 0,6v e um de potência chega a 0,45v.
- Devido a esse aumento de área, diodo de potência apresenta elevada capacitância de junção, diminuindo a resposta em freqüências mais altas.
Resumindo a construtiva é basicamente o material que seu encapsulamento é feito. No caso dos diodos de potência, geralmente são de metal e de design q facilita a incorporação de um dissipador de calor, bem como obviamente o diâmetro e formato dos terminais q fogem do comum, o q implica numa acomodação sua na PCI bem diferente. O comportamento desse tipo de diodo é basicamente o mesmo de um diodo de baixa potência, com uma exceção, sua corrente de fuga (quando polarizado reversamente) é bem maior. O que deve ser levado em conta se for o caso
.
Figura 1 – Exemplos de encapsulamentos de semicondutores de potência
PASSO-2
Montar uma tabela, relacionando os métodos construtivos de diodos de potência e as características típicas associadas (corrente máxima, potência máxima, tensão reversa máxima). Formate o documento de acordo com as normas da ABNT. Crie outra tabela, relacionando os nomes dos encapsulamentos usuais às correspondentes figuras ilustrativas coletadas na pesquisa.
PASSO-3
Quais características que diferenciam um tipo de tiristor do outro e as especificações usuais para estes