Trabalho Fabr Cio F Sica III
Passo 2 (Equipe):
Confrontar as características de motores de corrente contínua com as características dos motores de corrente alternada.
Motores de Corrente Contínua: São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação. Motores de Corrente Alternada: São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Os principais tipos são: - Motor síncrono: Funciona com velocidade fixa, utilizado somente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores) ou quando se necessita de velocidade invariável. - Motor de indução (assíncrono): Funciona normalmente com velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas, encontradas na prática. Atualmente é possível controlarmos a velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de frequência.
Passo 3 (Equipe):
Construir um mapa conceitual (organograma), com a definição do que é um diagrama fasorial, e elencar atributos e facilidades observadas nestes diagramas, explicitando como seria um diagrama fasorial para motores de corrente alternada.
Passo 4 (Equipe):
Consolidar as informações obtidas em todos os passos das Etapas 1 e 2, concluindo, assim, o Relatório 1, que deverá ser entregue para o professor da disciplina, em data agendada, de acordo com a padronização definida.
Relatório 1 Uma corrente é considerada contínua quando o fluxo dos elétrons passa pelo fio do