ATPS PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL
SERVIÇO SOCIAL – 3º SEMESTRE
Disciplina: Psicologia Social
ATPS O Homem, o meio, o trabalho e a invisibilidade
Professor EAD: Helenrose A da S Pedroso Coelho
São Paulo
22-04-2014
ETAPA 1
Humilhação Social: Um problema político em Psicologia
O texto mostra a invisibilidade social de diferentes classes trabalhadoras que sofrem com o preconceito diário, proveniente da pobreza que se alastra em todo o país, onde na luta pela sobrevivência, o individuo se submete a todo tipo de humilhação e discriminação. Onde as pessoas são transformam-se num conjunto de normas e regras, não por visar um bem estar da coletividade, mas uma individualização do sujeito.
O direito humano deixa de ser resultado de colaboração, mas uma tarefa do individuo isoladamente e a liberdade é firmada como um valor literalmente individual. Agora a sociedade burguesa se esvazia atendendo uma ordem do mercado e não da vida comum, transformando em máquinas os relacionamentos sociais e forçando quem não se adapta às exigências do mercado, que geralmente são os pobres , excluídos e privados de usufruir os bens públicos, como por exemplo teatros, cinemas , restaurantes a transformarem-se e viver a realidade do “ser nulo”.
Não existe nada mais angustiante para essas pessoas que conhecem a vida comunitária, usufruírem de um bem público enquanto muitos são privados de tal e essa impossibilidade gera um sentimento de vazio e não consentimento de sua existência. Acostumados a se comunicar, ser solidário, interagir e trazer a comunicação com o outro, ele não se adapta aos enigmas da desigualdade de classes.
“As classes dominadas expressam, de formas complexas, sua resistência à dominação, seu poder, sua perda de poder, seu patrimônio e sua “despatrimonialização”, em uma trajetória coletiva ou individual de fragilização na qual o trabalhador (assistente) social intervem. Nessa movimentação contraditória de poder (portanto