Psicologia socia
Autor: Claudia Abbês Baêta Neves e Adail Rollo.
Referência: Brasil.Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção a Saúde. Núcleo Técnico da
Política Nacional de Humanização. 2ª Edição. 2006. Brasília- DF. (Série B. Textos básicos em
Saúde).. Autores:NEVES, Claudia. A. B.& ROLLO. Adail. ISBN: 85-3341268-1.
Ano: 2006.
ACOLHIMENTO NAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE SAÚDE
Claudia Abbês Baeta Neves1
Adail Rollo
1.
Apresentação
Muitas são as dimensões com as quais estamos comprometidos: prevenir, cuidar, proteger, tratar, recuperar, promover, enfim, produzir saúde.
Muitos são os desafios que aceitamos enfrentar quando estamos lidando com a defesa da vida e com a garantia do direito à saúde.
No percurso de construção do SUS, acompanhamos avanços que nos alegram, novas questões que demandam outras respostas, mas também problemas/desafios que persistem impondo a urgência seja de aperfeiçoamento do sistema, seja de mudança de rumos.
O padrão de acolhida aos cidadãos usuários e aos cidadãos trabalhadores da saúde, nos serviços de saúde, é um destes desafios.
O acolhimento como postura e prática nas ações de atenção e gestão nas unidades de saúde favorece a construção de relação de confiança e compromisso dos usuários com as equipes e os serviços, contribuindo para a promoção da cultura de solidariedade e para a legitimação do sistema público de saúde. Favorece, também, possibilidade de avanços na aliança entre usuários, trabalhadores e gestores da saúde em defesa do SUS como uma política pública essencial da e para a população brasileira.
1
Em colaboração de uma rede de conversações com Ricardo Teixeira e Gustavo Cunha.
Este texto se referencia nos princípios, métodos e diretrizes da Política Nacional de
Humanização da Atenção e Gestão (PNH) e em experiências do “SUS que dá certo” na implementação da sistemática de acolhimento em redes ambulatoriais como Belo HorizonteMG, Curitiba-PR,