psicologia social na educa o rela es socias
A disciplina psicologia social na educação me trouxe uma visão ampla de muitos conceitos que me eram desconhecidos e que em alguns momentos passavam despercebidos pelo meu cotidiano. A Psicologia por ser uma ciência que estuda o comportamento tem uma versatilidade de pesquisas direcionadas ao comportamento e com a leitura e as discursões em aula pude adquirir a percepção e o entendimento de como se identificar e analisar os resultados desses estudos, para o autoconhecimento do meu Eu.
Com as leituras dos textos pude compreender sobre a construção do indivíduo e do seu papel social, entendo assim, as relações entre as questões fisiológicas e comportamentais dos indivíduos, como por exemplo, as imposições de que não se deve falar com a boca cheia, meninas ao se sentarem devem cruzar as pernas e até o incentivo mesmo que involuntário de atitudes machistas de que homem não chora. Estes e outros ensinamentos fazem parte do processo por meio do qual o indivíduo aprende a ser um membro da sociedade.
Sendo que essas imposições são instruídas a partir da fase da infância pelo fato do grande poder exercido pelos adultos sobre as crianças e a ignorância desta sobre a existência de padrões alternativos. A socialização é um processo mútuo, não afetando apenas o indivíduo socializado, mas também os socializantes.
Entre outros ensinamentos que tive ao fazer leituras dos textos e das discursões que tínhamos em sala de aula, pude entender melhor a via de mão dupla que temos com relação ao comportamento do indivíduo sendo pontuado que esse comportamento surge como efeito do reflexo de ações passadas entre gerações com o objetivo de preparação para a vida social.
Estas introduzidas entre a família, a escola, os amigos e/ou as múltiplas instituições culturais com quem ou em que a criança e o jovem são levados a conviver, com situações heterogêneas. Omitindo assim a identificação características dos